quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Homília da QUARTA-FEIRA SANTA CLARAVIRGEM E FUNDADORA I.

Homília da QUARTA-FEIRA SANTA CLARAVIRGEM E FUNDADORA

I. Introdução

Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).

Clara nasceu na Itália em 1193 e lá faleceu em 1253. Jovem rica, inteligente, bela e nobre por descendência, aos 18 anos deixou o mundo para abraçar a pobreza de São Francisco de Assis, com o qual fundou a Ordem das Clarissas. Rezemos por todos os que se doam totalmente ao serviço do Reino de Deus.

II. Comentário

A difusão do Reino depende do testemunho da comunidade cristã. Uma comunidade dividida seria um contratestemunho que leva as pessoas a se afastarem do Reino. Pelo contrário, a comunidade fundada no amor e no perdão atrai as pessoas para Deus.

A ofensa, que cria divisões, deve ser reparada o mais rápido possível. Por isso, a vítima do ultraje alheio não deve esperar que o seu agressor venha pedir-lhe perdão. Ela mesma deverá tomar a iniciativa de refazer os laços rompidos, dando mostras de ter perdoado e de desejar a reconciliação. O mais importante é ganhar o agressor para o Reino, ajudá-lo a superar sua mentalidade egoísta, que não respeita o próximo, e levá-lo a comportar-se como verdadeiro discípulo do Reino.

Se, apesar de mostrar de boa-vontade, o ofensor insiste em manter a ruptura, então, é preciso tomar medidas mais sérias, para que não ser conivente com esta mentalidade contrária ao Reino, e o ofensor se sinta movido a mudar de atitude. 

III. Atualização
• Deve-se chegar até a providência extrema de convocar a comunidade para discernir, em clima de oração, se convém ou não conservar, entre seus membros, essa pessoa que se recusa a viver reconciliada. 
• A comunidade cristã não é perfeita. Que atitude se deve tomar quando alguém peca? Fazer de conta que nada aconteceu? Jesus propõe a correção fraterna

 

Oração

Ó Jesus Mestre, aos discípulos recomendas que não se apressem para censurar quem pecou. A correção deve ser feita por etapas. Mostras também a importância de entrarem em acordo e, juntos, implorarem ao Pai tudo o que necessitam, com a garantia de que estás aí no meio deles. Amém.

 



Pe. Edivânio José.

 

 

 

 

 

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Homília da TERÇA-FEIRA SÃO LOURENÇODIÁCONO E MÁRTIR


I. Introdução

São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. Foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.

Lourenço viveu no século 3º e foi diácono do papa Sisto 2º. Era encarregado do caixa comum da comunidade. Quando se agravaram as perseguições, distribuiu o dinheiro aos pobres. Foi torturado sobre um braseiro ardente. Durante o suplício, rezou por Roma, que lhe retribuiu o gesto, edificando grande número de igrejas em seu nome. O exemplo de fé e coragem do padroeiro dos diáconos nos fortaleça no serviço à Igreja.

II. Comentário

Hoje, são Lourenço, diácono e mártir, emerge como um expoente da ação caritativa vivida pela Igreja desde suas origens. A Ele, como responsável da assistência aos pobres de Roma, depois de serem apressados seus companheiros e o Papa Sixto, foi lhe concedido um tempo para recolher os tesouros da Igreja e entregá-los às autoridades. Lourenço distribuiu o dinheiro disponível aos pobres e depois os apresentou às autoridades como verdadeiros tesouros da Igreja.

A Igreja não é uma ONG. Sua atividade caritativa deve fundar-se, principalmente, sobre a experiência de um encontro pessoal com Cristo, cujo amor tocou o coração do crente, suscitando nele o amor pelo próximo. 

São Lourenço continuou esta senda até as últimas consequências, aceitando livremente o martírio, numa prova suprema de fé e caridade. Senhor, por intercessão de são Lourenço te pedimos que inflames nosso coração para ser capazes de amar como tu nos tem amado, levando por todos a cruz de cada dia.

III. Atualização
• O famoso diácono Lourenço, que é lembrado também no Cânon Romano, morreu em 258, e, um século mais tarde, sua memória a 10 de agosto é atestada por importante documento da Igreja (Deposítiomártyrum). 
• Foi aprisionado juntamente com o papa Sixto II. Seus perseguidores esperavam arrancar-lhe os bens da Igreja, dos quais ele era encarregado. 
• Ficaram furiosos quando Lourenço lhes revelou que os bens da Igreja eram os pobres e que ele havia distribuído entre eles a coleta dos cristãos de Roma. Foi torturado em fogo lento. 

Oração

Ó Jesus Mestre, com palavras claras e perturbadoras, preparaste teus seguidores para os embates da vida. Muitos cristãos e cristãs sofreram o martírio, assim como o teu servidor São Lourenço. Dá-nos fortaleza para perseverarmos no teu caminho, mesmo cercados de duras provas e perseguições. Amém.




Pe. Edivânio José.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Homília da Segunda-Feira da 19ª semana do Tempo Comum I.


I. Introdução

Hoje, contemplamos uma situação quase surrealista: o homem a reclamar impostos a Deus. O Rei dos reis paga impostos! Isto tem sentido? Ele deu tudo, até a sua própria vida. Não somos nós que devemos render-Lhe tributo a Ele?

II. Comentário

Hoje lemos dois parágrafos em providencial conexão: 1. Jesus anuncia sua paixão (e ressurreição); 2. Jesus paga o tributo do templo. Jesus Cristo foi muito respeitoso com o Templo de Jerusalém ("a casa de meu Pai"). Mas, mediante sua crucificação, o antigo culto do templo foi abolido e, ao mesmo tempo, levado a seu cumprimento.

A rejeição a Jesus, sua crucificação, significa simultaneamente a "demolição" do templo. Chega um novo culto em um templo não construído por homens: seu Corpo —sacrificado e ressuscitado— que congrega a todos os povos e os une no sacramento da Eucaristia. Com a obediência de Cristo se realizou a remissão dos pecados que tentavam os sacrifícios de animais e, assim, Jesus mesmo se pôs no lugar do templo: Ele é o novo Templo.

Com tua ressurreição, Jesus, começa um modo novo de venerar a Deus, não já em um monte ou em outro, senão "em espírito e em verdade", vivendo a obediência ao Pai.

III. Atualização
• Diz São Mateus que Jesus estava reunido com os discípulos na Galileia (Mt 17,22). Pareceria evidente, mas o fato de mencionar que estavam juntos demonstra a proximidade de Cristo. 
• Depois, abre-lhes seu Coração para confiar-lhes o caminho de sua Paixão, Morte e Ressurreição, ou seja, algo que Ele tem no seu interior e, não quer que aqueles que ama tanto, ignorem-no.
• texto comenta o episódio do pagamento dos impostos, e o evangelista também nos amostra o trato de Jesus que, coloca-se ao mesmo nível do que Pedro, contrapondo aos filhos (Jesus e Pedro) isentos de pagar os impostos e dos estranhos obrigados a pagá-los.  
• Cristo, afinal, mostra-lhe como conseguir o dinheiro necessário para pagar não só por Ele, mas pôr os dois e, evitar ser motivo de escândalo.

Oração

Senhor e Mestre, diante de impostos abusivos e opressores, quem mais padece é a população pobre. Por isso, questionas a validade de pagar taxas que sustentam o poder político, econômico e religioso romano. Com a cena do peixe com moeda, mostras a soberania de Deus sobre a criação inteira. Amém.




 

Pe. Edivânio José.

domingo, 8 de agosto de 2021

Homília do 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

I. Introdução

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

Reunimo-nos em torno de Jesus, pão descido do céu. Sempre solidário conosco em nossa jornada, o Senhor nos alimenta com o pão da imortalidade. A Eucaristia é ação de graças que forma em nós um coração de filhos e filhas dispostos a viver no amor. Celebremos em comunhão com os vocacionados à vida em família, em especial com os pais.

II. Comentários

1ª 1 Reis 19,4-8

Os dois livros dos Reis relatam episódios relacionados com o período da monarquia de Israel. Não se preocupam em fazer descrições jornalísticas dos fatos, mas em apontar a ação de Deus na história e em gerar fé nas pessoas que leem o texto. Entre tantos eventos ligados aos reis, há um espaço para o profeta Elias.

Elias percorre o caminho do povo a quem ele serve como profeta e recorda a Aliança de Deus com seu povo. As imagens do deserto, do monte, do alimento e do anjo remetem à experiência do êxodo. Assim como Deus guiou seu povo no passado, guiará igualmente Elias para a continuidade da missão.

2ª Ef 4,30-5,2

autor apresenta as proposições afirmativas (Ef 4,32-5,2). Os fiéis devem ser bons uns com os outros, compassivos, perdoar a quem precisa, imitar a Deus, enfim, amar como Cristo, ofertando a própria vida como oblação. Ocorre nesse último versículo a linguagem cultual para apresentar a maneira de Cristo amar, como uma “oferenda de agradável odor” (v. 2).

O pão que nos sustenta e alimenta pode nos inspirar posturas diferentes para a ação cotidiana. A palavra ouvida, saciada e celebrada deve nos ajudar a ter, uns para com os outros, atitudes e gestos mais condizentes com a escolha da fé.

Evangelho: João 6,41-51

Os conterrâneos de Jesus, em tom de censura, questionavam: “Como pode o filho de José dizer abertamente: ‘Eu desci do céu’?”. Tal afirmação, segundo eles, soava como blasfêmia: que atrevimento era aquele, a ponto de chamar a Deus de Pai? Conheciam a Deus como um juiz distante, ao qual se agradava com a observância dos preceitos da Lei.

Além disso, Jesus oferecia a ressurreição como consequência da adesão a sua pessoa. Como seria isso possível, se eles aceitavam a ressurreição apenas como recompensa pelas boas obras praticadas? Jesus aproveitou o ensejo para reforçar seus ensinamentos, reafirmando: “Quem acredita em mim tem a vida eterna”. 

O debate prossegue, porém, as palavras de Jesus parecem não encontrar boa ressonância naqueles corações endurecidos.

III Atualização

• Jesus, então, adverte-os para que tenham outra postura, diferente da dos antepassados no deserto (Nm 14). Ensina que as pessoas que vão até ele, são atraídas pelo Pai, a quem os judeus chamam de Deus. Jesus ressuscitará esses fiéis no último dia (v. 44). Portanto, quem não acolhe sua mensagem, como os judeus nesse trecho do Evangelho, não está em sintonia com o Pai, não conhece os desígnios divinos.
• A passagem conclui com a afirmação de Jesus de que quem nele crê tem a vida eterna (Jo 3,15.16.36). Jesus é o pão da vida! Os antepassados dos interlocutores dele comeram o maná no deserto e morreram por lá. O maná saciava apenas a matéria, que se deteriora com o tempo. Jesus é um alimento que vem de Deus (desce do céu) para gerar vida eterna em quem dele se aproxima. Ele não apenas dá a vida, mas possui a vida em si mesmo (Jo 1,4; 5,26).
• A Eucaristia dada por Jesus e celebrada por nós é o memorial dessa entrega que culminou na cruz. Cada vez que comungamos do pão “eucaristizado”, estamos acolhendo o dom de sua vida, entregue por amor a cada um de nós. Esse alimento gera a vida eterna em nós e nos conduz à eternidade definitiva para a qual fomos criados.

 

Oração

Ó Jesus, pão vivo que desceu do céu, faze-nos compreender a importância de criar comunhão contigo. Dizias: “Quem comer deste pão viverá para sempre”. Comer do pão celeste é assimilar teus ensinamentos e pôr em prática teus mandamentos. Vem, Senhor, transformar a nossa vida e a vida do mundo. Amém.



 

 

Pe. Edivânio José.

sábado, 7 de agosto de 2021

Homília do Sábado XVIII do Tempo Comum


I. Introdução


A Palavra de Deus põe na nossa frente a reflexão sobre a qualidade de nossa fé e, a maneira como a aprofundamos e, nos lembra aquela atitude do pai de família que se aproxima a Jesus e lhe roga com a profundidade do amor de seu coração.

II. Comentário

Hoje, uma vez mais, Jesus dá a entender que a medida dos milagres é a medida de nossa fé: Eu vos asseguro: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: Vai daqui para lá, e ela irá (Mt 17,20). 

De fato, como fazem notar São Jerônimo e Santo Agostinho, na obra de nossa santidade (algo que claramente supera as nossas forças) se realiza esse deslocar-se o monte. Por tanto, os milagres aí estão e, se não vemos mais é porque não lhe permitimos os fazer por nossa pouca fé.

Ante uma situação desconcertante e para todos incompreensíveis, o ser humano reage de diversas maneiras. A epilepsia era considerada como uma doença incurável e que sofriam as pessoas que se encontravam possuídas por algum espírito maligno.

III Atualização

• O pai daquela criatura expressa seu amor para o filho buscando sua cura integral, e vai a Jesus. Sua ação é mostrada como um verdadeiro ato de fé. Ele se ajoelha ante Jesus e o impreca diretamente com a convicção interior de que sua petição será escutada favoravelmente. 
• A maneira de expressar a demanda mostra, ao mesmo tempo, a aceitação de sua condição e, o reconhecimento da misericórdia daquele que pode sentir compaixão dos outros.
• Aquele pai menciona o fato de que os discípulos não puderam jogar àquele demônio. Esse elemento introduz a instrução de Jesus fazendo notar a pouca fé dos discípulos.

Oração 

Ó Jesus, Filho do Homem, pela transfiguração, revelaste aos apóstolos que a tua vida não caminha para o fracasso, mas para a glória eterna. Revelaste também que és o Filho amado do Pai, a quem devemos sempre escutar. Concede-nos coração receptivo e ouvidos atentos aos teus ensinamentos. Amém.

➢ Pela fé, homens e mulheres de todas as idades, cujos nomes estão escritos no livro da vida, confessaram ao longo dos séculos a beleza de seguir o Senhor.



 

Pe. Edivânio José.

 

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Homília da SEXTA-FEIRA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

I. Introdução

O Espírito Santo apareceu na nuvem luminosa, e a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho amado, nele depositei todo o meu amor. Escutai-o (Mt 17,5).

A festa da Transfiguração do Senhor tem sua origem mais remota entre os monges que viviam no deserto. Depois de ser assumida por diversas dioceses e abadias, foi introduzida em Roma em 1457. Nela celebramos o mistério pascal de Jesus, que se deixa ver em sua glória, antes de sofrer a paixão. Acolhamos o Filho amado do Pai em nossa vida e deixemo-nos também transfigurar por ele.

II. Comentário

O episódio da transfiguração do Senhor tornou-se objeto de uma festa litúrgica oriental já no século V. Na Igreja ocidental, esta festa surge pela primeira vez no século X e se difunde com rapidez. Só foi introduzida em toda a Igreja pelo papa Calisto III, em 1456 (6 de agosto). 

Aos três discípulos, entristecidos com o anúncio de sua paixão e morte, Jesus quer mostrar que sua vida não será um fracasso, mas terá um fim vitorioso, a ressurreição. No alto monte, lugar da manifestação divina, Jesus se transfigura diante dos três mais representativos entre os apóstolos. 

Dois representantes de todo o Antigo Testamento (Moisés, a Lei; Elias, os profetas) conversam com Jesus: o Antigo Testamento não tem uma mensagem direta para os cristãos; ela deve passar pelo filtro, isto é, pela interpretação de Jesus.

III. Atualização
• Senhor, obrigado porque sempre nos mantem na fé por meio do serviço de teu Vicário, o Papa. Acompanha-o para que ele nunca se debilite!
• A Transfiguração nos recorda que as alegrias semeadas por Deus na vida não são pontos de chegada, e sim luzes que Ele nos dá na peregrinação terrena para que “Jesus só” seja nossa Lei, e sua Palavra seja o critério, o gozo e a bem-aventurança de nossa existência.

Oração

Ó Jesus, Filho do Homem, pela transfiguração, revelaste aos apóstolos que a tua vida não caminha para o fracasso, mas para a glória eterna. Revelaste também que és o Filho amado do Pai, a quem devemos sempre escutar. Concede-nos coração receptivo e ouvidos atentos aos teus ensinamentos. Amém.

➢ Hoje e todos os dias podemos escutar Jesus. Vai até ao sacrário, faz silêncio, ajoelha-te e vais ouvi-Lo.



 

Pe. Edivânio José.

 

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Homília da Quinta-feira da 18ª semana do Tempo Comum

I. Introdução

Hoje Jesus proclama afortunado a Pedro pela sua acertada declaração de fé: Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus então declarou: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu’ (Mt 16,16-17).

II. Comentário

Nesta saudação Jesus promete a Pedro o primado da sua Igreja; mas pouco depois faz-lhe uma reconvenção por lhe ter manifestado uma ideia demasiado humana e errada do Messias: Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo.” 

Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!. Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens! (Mt 16,22-23).

Devemos agradecer aos evangelistas o fato de nos terem apresentado os primeiros discípulos de Jesus tal como eram: não como personagens idealizados, mas como gente de carne e osso, como nós, com as suas virtudes e os seus defeitos; esta circunstância aproxima-os de nós e ajuda-nos a ver que o aperfeiçoamento na vida cristã é um caminho que todos devemos fazer, pois ninguém nasce ensinado.

III. Atualização
• Dado que já sabemos como foi a história, aceitamos que Jesus Cristo tenha sido o Messias sofredor, profetizado por Isaías e tenha entregue a sua vida na cruz. O que mais nos custa aceitar é que tenhamos de manter presente a sua obra a través do mesmo caminho de entrega, renúncia e sacrifício. 
• Imbuídos como estamos numa sociedade que pugna pelo êxito rápido, por aprender sem esforço e de modo divertido, e por conseguir o máximo aproveitamento com o mínimo de trabalho, é fácil acabarmos vendo as coisas mais como os homens do que como Deus. Uma vez recebido o Espírito Santo, Pedro aprendeu por onde passava o caminho que devia seguir e viveu na esperança. 
• As tribulações do mundo estão cheias de penas e vazias de prémio; mas as que se padecem por Deus ficam suavizadas com a esperança de um prémio eterno (Santo Efrén).



 

 

Pe. Edivânio José.