I. Introdução
Uma explícita oração de louvor sai do coração e dos lábios do Mestre. Qual o motivo da alegria? É o reconhecimento ao Pai pelo modo como conduz a história da salvação. Os intelectuais da época, entendidos em leis e conhecedores das Escrituras, são, em geral, avessos aos ensinamentos de Jesus. Embora tenham condições para interpretar a Lei e os Profetas, não aceitam Jesus como o Messias prometido.
Pior: dificultam sua missão, opondo-lhe aberta resistência, tachando- o com apelidos ofensivos e procurando fazer a cabeça do povo simples para não o seguir. Os pobres e marginalizados, ao invés, com mais facilidade acolhem Jesus e abrem espaço para sua mensagem. São os “pequeninos” que vão compor a comunidade de Jesus e, ao longo dos séculos, difundir em toda a parte a sua mensagem de salvação.
Evangelho: Mateus 11,25-27
Hoje perguntamo-nos: Por que Jesus não opôs com poder os seus detratores? Por que não lhes demonstrou com vigor irrefutável que Ele é o Ressuscitado? Por que se revelou somente a um pequeno grupo de discípulos, cujo testemunho nós temos agora que confiar?
Hoje, Jesus transmite-nos um grande “segredo”: se queres ter fé, faz-te pequeno. Para crer em Deus, temos de começar por nos situarmos: quem sou eu? Só Deus é Deus! e reconheço que eu sou limitado. Na verdade, somos inteligentes, mas também… muito limitados. Quando o homem não acredita em Deus, inventa um “Deus”, ou autoproclama-se “Deus”.
Hoje, o Evangelho nos oferece a oportunidade de aprofundar, na estrutura da mesma divina sabedoria. Há entre nós quem não deseje conhecer os mistérios revelados desta vida? Mas há enigmas que nem a melhor equipe de procuradores do mundo jamais chegará nem sequer a decifrar. No entanto, há Um ante o qual “De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público” (Mc 4,22).
É aquele a quem se dá assim mesmo o nome de Filho do Homem, pois diz de si mesmo: “Todas as coisas me foram dadas por meu Pai” (Mt 11,27). Sua natureza humana por meio da união hipostática tem sido assumida pela Pessoa do Verbo de Deus: é, numa palavra, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, diante da qual não há trevas e pela qual a noite é mais luminosa que o pleno dia.
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