segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Homília da FESTA DOS SANTOS ANDRÉ KIM E PAULO CHONG MÁRTIRES

I. INTRODUÇÃO

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

André Kim, presbítero, e o grande apóstolo leigo Paulo se destacaram entre os missionários que evangelizaram a Coreia, no século 17. Com eles havia numerosos leigos, homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os primeiros tempos da Igreja coreana.

II. COMENTÁRIO

Os discípulos receberam a explicação da parábola do semeador e foram iluminados. Não devem guardar para si o tesouro precioso dos ensinamentos do Mestre; ao contrário, devem ser luz para o mundo. 

A Palavra de Deus, de fato, tem cunho universal: não é exclusividade de grupos fechados.

Sendo Palavra que liberta, não pode ficar oculta ou abafada: “A Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2,9). Em outra passagem, Jesus disse: “O que vocês disserem no quarto, ao pé do ouvido, será proclamado sobre os telhados”. 

III. ATUALIZAÇÃO
• A seus discípulos e a nós Jesus recomenda abertura de coração para acolhermos sua mensagem em medida generosa. 
• Quanto mais a pessoa se abre para Deus sem cálculos, tanto mais Deus se manifesta a ela. 
• Se a pessoa é mesquinha e se retrai, mesmo assim Deus não se retira nem deixa de se comunicar.

 

Oração

Ó Mestre Jesus, recomendas que tua Palavra não seja monopólio de pequeno grupo, como uma seita. Ao invés, queres que tua Palavra seja conhecida, amada, praticada e divulgada. Faze de nós, Senhor, autênticas testemunhas da tua Boa-Nova em toda parte e por todos os meios. Amém.

 


 

Pe. Edivânio José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário