sábado, 23 de outubro de 2021

HOMÍLIA DO SÁBADO DA 29ª SEMANA DO TEMPO COMUM


I. INTRODUÇÃO

Hoje, a "Parábola da Figueira" sugere que o progresso ―na sua fonte e essência― é um desígnio divino. Dizer que a desenvolvimento é uma vocação, comporta reconhecer que ele nasce de uma chamada transcendental e que é incapaz de dar o seu significado último por si mesmo. 

II. COMENTÁRIO

Deus é o garante do verdadeiro desenvolvimento do homem enquanto, tendo-o criado a sua imagem, também funda a sua dignidade transcendental e alimenta o seu desejo constitutivo de "ser mais".

Se o homem fosse fruto apenas do acaso ou da necessidade, e não tivesse uma natureza destinada a elevar-se numa vida sobrenatural, poderia falar-se de incremento ou de evolução, mas não de desenvolvimento. 

Sem um horizonte de vida eterna, o progresso humano neste mundo, fica sem alento. Sem Ele, ou nega-se o desenvolvimento ou coloca-se unicamente nas mãos do homem, que cai na presunção da autossalvação e acaba por promover um desenvolvimento desumanizado.

III. ATUALIZAÇÃO
• Hoje, as palavras de Jesus convidam-nos a meditar sobre o inconveniente da hipocrisia: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontro» (Lc 13,6). O hipócrita aparenta ser o que não é. 
• Essa mentira, no seu extremo, chega a parecer virtude (aspecto moral) sendo um vício, ou devoção (aspecto religioso), uma vez que procura o próprio eu e os seus interesses e não a Deus. A hipocrisia moral pulula no mundo, a religiosa prejudica a Igreja.

 

Oração

Ó Jesus, divino Mestre, fazes vigoroso apelo para que as pessoas mudem de vida, assumindo os valores do Reino. Ao mesmo tempo, com a parábola da fi gueira, mostras a face tolerante de Deus, que continua dando novas oportunidades para que cada um de nós possa se converter. Amém.

 




Pe. Edivânio José.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

HOMÍLIA DA SEXTA-FEIRA DA 29ª SEMANA DO TEMPO COMUM


I. INTRODUÇÃO

Hoje, Jesus parece o “homem do tempo” (como aquele que vemos na TV a falar do tempo que faz ou que irá fazer). Mas Jesus Cristo queixa-se de que nós não procedamos também como o “homem do tempo”. Nós?

II. COMENTÁRIO

Todas as pessoas, sobretudo as autoridades, deveriam reconhecer os sinais da chegada do Reino de Deus por meio das palavras e atos de Jesus. 

Mais que fazer uma revolução política, econômica e social, Jesus denunciou todos os contravalores criados pela ideologia do poder, da riqueza e do prestígio, colocando em seu lugar os valores da fraternidade e da partilha, que geram liberdade e vida para todos. 

Somente o projeto de Jesus pode libertar o povo da escravidão e da morte. No final, Jesus adverte: É importante valorizar o momento presente.

É tempo de possível reconciliação com Deus e com o próximo. Quando chegar a hora do julgamento, será tarde demais. Os contemporâneos de Jesus não discerniram os sinais da presença de Jesus e do seu Reino.

III. ATUALIZAÇÃO
✓ O “positivismo” considera a natureza como um conjunto de dados objetivos, vinculados entre si como causas e efeitos. Desde a concepção puramente funcional (própria das ciências naturais), não se pode estabelecer nenhuma ponte entre a “natureza” (“ser”) e a “ética” (“deve ser”); somente podem originar-se explicações funcionais.
✓ Paralelamente, aquilo que não é verificável ou falsificável não entraria no âmbito da razão. Assim, a moral e a religião passariam ao “subjetivo” (fora do âmbito da estrita razão), formando uma “subcultura”,mas, realmente o homem é reduzível a funções mecânicas?

 

Oração

Senhor Jesus, teus concidadãos sabiam interpretar os movimentos da natureza. Ignoravam, porém, o tempo de Deus, justamente esse em que realizavas as obras do Pai no meio deles. Torna-nos, Senhor, sensíveis às manifestações de Deus em nossa vida, para nos convertermos enquanto é tempo. Amém.

 

Sim 


 

Pe. Edivânio José.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

HOMILIA DA QUINTA-FEIRA DA 29ª DA SEMANA DO TEMPO COMUM


I. INTRODUÇÃO

O batismo nos liberta da escravidão do pecado e nos chama à prática da justiça. Nosso compromisso, portanto, é rejeitar o mal e praticar o bem, a fim de alcançar “a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor”.

II. COMENTÁRIO

Hoje, o Evangelho apresenta-nos Jesus como uma pessoa de grandes desejos: Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12,49). Jesus já queria ver o mundo a arder em caridade e em virtude. Nada menos! Tem que passar pela prova de um batismo, quer dizer, da cruz, e já queria tê-la passado. Naturalmente! Jesus tem planos e tem pressa em vê-los realizados. Poderíamos dizer que é pressa de uma santa impaciência. Também nós temos ideias e projetos, e queríamos vê-los realizados rapidamente. O tempo estorva-nos. Como estou ansioso até que isto se cumpra! (Lc 12,50), disse Jesus.

É a pressão da vida, a inquietude experimentada pelas pessoas que têm grandes projetos. Por outro lado, quem não tenha desejos é um covarde, um morto, um freio. E, além disso, é um triste, um amargurado que costuma desabafar criticando os que trabalham. São as pessoas com desejos que se mexem e originam movimento à sua volta, as que avançam e fazem avançar.

Tem grandes desejos! Aponta bem para o alto! Busca a perfeição pessoal, a da tua família, a do teu trabalho, a das tuas obras, a dos cargos que te confiem. Os santos aspiraram ao máximo. Não se assustaram diante do esforço e da pressão. Mexeram-se. Mexe-te tu também! Lembra-te das palavras de Santo Agostinho: Se dizes já chega, estás perdido. Acrescenta sempre, caminha sempre. Avança sempre; não pares no caminho, não retrocedas, não te desvies. 

III. ATUALIZAÇÃO
• O que não avança, para; retrocede o que volta a pensar no ponto de partida, desvia-se o que deserta. 
• É melhor o coxo que anda no caminho que o que corre fora do caminho. E acrescenta: Examina-te e não te contentes com o que és se queres chegar ao que não és. 
• Porque no instante em que te deleites contigo mesmo, terás parado. Mexes-te ou estás parado? Pede ajuda à Santíssima Virgem, Mãe da Esperança.

Oração

Ó Mestre Jesus, com teu fogo abrasador, purifica-nos de nossos pecados. Tua morte na cruz provoca divisões até entre os familiares. Já dizia Simeão que serias um sinal de contradição. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar tua mensagem e revigora nossa adesão ao teu Reino de justiça e fraternidade. Amém.




 

Pe. Edivânio José.

 

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

HOMÍLIA DA QUARTA-FEIRA DA 29ª DO TEMPO COMUM.

I. INTRODUÇÃO

Hoje, Jesus Cristo adverte-nos de que a vida não é uma “farra” … Para além do tempo - que para todos acaba - há a eternidade, a Eternidade de Deus.

 

II. COMENTÁRIO

Hoje, o chamamento à vigilância aparece como uma urgência muito imediata. Já tinha sido um tema central no anúncio em Jerusalém, mas, aponta antecipadamente à história futura do cristianismo. A sonolência dos discípulos segue sendo ao longo dos séculos uma ocasião favorável para o poder do mal.

Esta sonolência é um embotamento da alma, que não se deixa inquietar por toda a injustiça e o sofrimento que devastam a terra. É uma insensibilidade que prefere ignorar tudo isso; se tranquiliza pensando que, no fundo, não é tão grave e, assim pode permanecer na autocomplacência da própria existência satisfeita. Mas, esta falta de sensibilidade das almas, tanto pelo que se refere à cercania de Deus como ao poder ameaçador do mal, outorga um poder no mundo ao maligno.

Diante nossos espíritos adormecidos, Tu, Senhor dizes de Ti mesmo: “Morro de tristeza”. Eu te respondo: Quero velar contigo!

 

Oração

Ó Jesus, Filho do Homem, chegará o momento em que nós, discípulos do Reino, teremos de prestar contas de nossas atitudes. Maior rigor será aplicado aos líderes das comunidades, pois desempenham serviços de maior responsabilidade. Ajuda-nos, Senhor, a administrar a parcela que nos é confiada. Amém.

 



 

Pe. Edivânio José.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Homília da terça-feira da 29ª semana do tempo comum


 

I. INTRODUÇÃO

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl16,6.8).

Jesus é, por excelência, o portador da misericórdia divina, capaz de apagar os pecados da humanidade. Estejamos sempre prontos para abrir as portas do coração a ele, reconhecendo-nos pecadores necessitados do perdão de Deus.

 

II. COMENTÁRIO

Rins cingidos e lâmpadas acesas indicam prontidão e vigilância ativa. Mergulhados no corre-corre do dia a dia, na administração dos bens terrenos, as pessoas deixam escapar a ocasião de viver os valores do Reino. 

Esse é o perigo que ronda todos os que vivem cercados de constantes propostas e seduções da sociedade de consumo. O cristão vive no mundo sem ser do mundo, como afirmava Jesus a respeito de seus discípulos (cf. Jo17,11.16). 

A comunidade deve estar em contínua vigilância, fiel à Palavra e à ação de Jesus. Que o mundo não nos distraia de nossos compromissos cristãos. Assim, quando o Senhor nos visitar com sua graça ou na hora de nossa morte, nos encontrará de prontidão a serviço da justiça e da fraternidade. Jesus mesmo nos honrará com seus favores.

 

Oração

Divino Mestre, estar com rins cingidos e lâmpadas acesas é como estar pronto para partir. É com essa disposição que queres ver os discípulos do Reino. Nada de desânimo, preguiça ou inércia. Tu, Senhor, nos precedes, em dinamismo, zelo e entusiasmo pelo teu Reino.

 



 

 

Pe. Edivânio José.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

HOMÍLIA DA SEGUNDA-FEIRA -- SÃO LUCASEVANGELISTA E MISSIONÁRIO.

 I. INTRODUÇÃO

Como são belos sobre os montes os passos daquele que anuncia a paz, trazendo a boa-nova e proclamando a salvação! (Is 52,7)

Lucas, que viveu no século 1º, é o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Foi companheiro de Paulo nas suas viagens. Em seu Evangelho, sublinha a admissão de todos os povos à salvação. Nos Atos, apresenta o dinamismo da Igreja – que vai se consolidando em meio a perseguições – e a presença eficaz do Espírito Santo. Celebrando sua festa, proponhamo-nos ser zelosos anunciadores da Boa-nova e rezemos pelos médicos e médicas, dos quais ele é patrono.

II. COMENTÁRIO

Autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, São Lucas é de Antioquia (Síria), pertencente à segunda ou terceira geração dos seguidores de Cristo. Seu nome consta na Carta a Filêmon (v. 24) e na 2ª Carta a Timóteo (4,11); aparece também na Carta aos Colossenses (4,14), cujo autor o saúda como “Lucas, o médico amado”.

Não faltaram autores para comparar o vocabulário de Lucas com a linguagem e o estilo dos outros médicos gregos da época, e concluíram que nos dois escritos de Lucas transparece claramente certa familiaridade com o linguajar médico. 

Mediante o estudo dos seus escritos, pode-se afirmar que Lucas era pessoa culta e conhecia muito bem a língua grega. São Jerônimo não esconde sua admiração pelo escritor: “O mais dotado em língua grega entre os evangelistas”.

 

Oração

Senhor Jesus, o evangelista São Lucas, utilizando sua vasta cultura e minuciosas pesquisas, nos deixou por escrito vários aspectos significativos de tua vida e missão. Salientou teus gestos e palavras de misericórdia, a alegria da salvação e o dinamismo do Espírito Santo em tua obra libertadora. Amém.




 

 

Pe. Edivânio José.

domingo, 17 de outubro de 2021

HOMÍLIA DO 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM


I. INTRODUÇÃO

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl16,6.8).

Celebremos o mistério pascal de Jesus, cuja doação da vida em favor da humanidade é boa-nova ainda desconhecida por muitos. A liturgia nos propõe o caminho do Servo do Senhor e do Cristo, sumo sacerdote, que rejeitou projetos de poder e fez de sua vida uma missão e um serviço constante às ovelhas esquecidas e abandonadas pelas autoridades.

II. COMENTÁRIOS

1ª LEITURA

A primeira leitura apresenta-nos a figura de um "Servo de Deus", insignificante e desprezado pelos homens, mas através do qual se revela a vida e a salvação de Deus. Lembra-nos que uma vida vivida na simplicidade, na humildade, no sacrifício, na entrega e no dom de si mesmo não é, aos olhos de Deus, uma vida maldita, perdida, fracassada; mas é uma vida fecunda e plenamente realizada, que trará libertação e esperança ao mundo e aos homens.

2ª LEITURA

Na segunda leitura, o autor da Carta aos Hebreus fala-nos de um Deus que ama o homem com um amor sem limites e que, por isso, está disposto a assumir a fragilidade dos homens, a descer ao seu nível, a partilhar a sua condição. Ele não se esconde atrás do seu poder e da sua onipotência, mas aceita descer ao encontro homens para lhes oferecer o seu amor.

EVANGELHO

Educados, mas também movidos por interesses pessoais, Tiago e João expressam seu pedido a Jesus: querem lugar de honra na sua glória. Não sabem o que estão pedindo. Ainda não entenderam que, para chegar à glória, precisam “beber o cálice”, isto é, passar necessariamente pelo sofrimento e pela morte (cf. Lc24,26). 

Quanto a beber o cálice, isso é certo. Quanto à honra e ao poder, calma lá, pois o Reino é graça, e não um direito do homem nem um dever de Deus. O Mestre, então, salienta como os governantes das nações as dominam e oprimem. 

Esse modelo é contrário à proposta do seu Reino, no qual quem quiser ser grande deve ser o servidor dos outros. O maior servidor do Reino é o próprio Jesus: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida…”.

 

Oração

Senhor e Mestre, ao longo da vida, somos tentados a buscar a fama, o poder, os elogios, enfim, a glória deste mundo. Tu nos indicas outra direção, a do serviço em favor dos outros. E esclareces: “O Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida”. Amém.