I.Introdução
Isto é bonito e dá alegria, principalmente às próprias mulheres.
Comentários
1. Primeira leitura: Atos 16, 11-15
Para Lucas, ela é o paralelo feminino de Cornélio, é «uma crente em Deus». 2. Evangelho: João 15, 26 - 16, 4a
II.
III.
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Atualização
A primeira criatura humana a acolher a Palavra foi Maria. Quando a Palavra
chegou à Europa, foi também uma mulher, Lídia, que, por primeira, a acolheu, com
outras mulheres.
A vida cristã é tempo de tentação e tempo de testemunho, tempo de luta e
tempo de colaboração com o Espírito no testemunho de Cristo Ressuscitado.
Os judeus eram muito poucos, como denota o facto de não haver sinagoga e o
costume de se reunirem, no dia de sábado, junto ao rio.
Paulo parece encontrar lá apenas mulheres. Entre elas, destaca-se Lídia, uma
rica comerciante de púrpura, que parece ter aderido ao judaísmo, pelo menos como
ouvinte.
Jesus viveu entre a animosidade e a perseguição. Que podem esperar os seus
discípulos, chamados a anunciar a mensagem que O levou à morte? É verdade que nem
todos recusaram Jesus e a sua palavra.
Alguns amaram-no por causa do testemunho de João Batista, e por causa do
testemunho que o próprio Jesus deu de Si mesmo. Por isso, é preciso continuar a
testemunhar o Senhor, para que aumente o número dos que O amam.
Nessa tarefa, os discípulos são ajudados pelo testemunho do Espírito de verdade
que Jesus enviará do Pai.
E a poderosa ação do Espírito irá manifestar-se exatamente nas perseguições.
Há que não esquecê-lo, quando chegar a hora.
Discípulos são considerados inevitáveis. Até se julgam fazerem parte daquela
intensificação do mal, que preludia o juízo.
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A vida cristã é tempo de tentação e tempo de testemunho, tempo de luta e
tempo de colaboração com o Espírito no testemunho de Cristo Ressuscitado.
A realidade de Cristo é tão decisiva para a humanidade e, ao mesmo tempo, tão estranha ao modo comum de pensar, que todo aquele que alinha por Cristo é quase inevitavelmente marginalizado e, por vezes, chega a ser eliminado. A
história dos mártires mostra claramente essa realidade.
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