I. Introdução
Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.
Inês, cujo nome é citado no Cânon Romano, viveu na Itália no século 3o. Em defesa da fé e da sua virgindade, foi martirizada no começo de sua adolescência. Sua corajosa atitude seja incentivo para jovens e adultos permanecerem firmes no seguimento de Jesus Cristo.
II. Comentário
Com frequência, Jesus sobe o monte para orar em comunhão com Deus. Desta vez, ele sobe a montanha para escolher os doze apóstolos, aqueles que o acompanhariam ao longo da vida. Grupo de pessoas simples e nem todas bem-vistas.
O Mestre não escolhe anjos, mas pessoas com virtudes e fraquezas que, aos poucos, vai preparando para a missão. Antes de tudo, eles têm de “ficar com ele”, conviver com ele, assimilando seu jeito de ser, que possibilita assumir progressivamente as mesmas atitudes fundamentais do Mestre.
Depois de ficar com ele, os Doze são enviados a pregar e expulsar demônios. Eles têm a mesma autoridade de Jesus para pregar, isto é, anunciar a Boa-nova e expulsar demônios, ou seja, resistir e vencer as forças malignas que dominam e alienam as pessoas e as impedem de aderir à Boa-nova do Mestre.
III. Atualização
• Hoje, Jesus chama um núcleo de íntimos particularmente escolhidos por Ele, para que
continuem sua missão e dêem forma a sua “nova família”. Inicialmente, o título de “apóstolos” ia além deste circulo dos “Doze”, mas depois foi se restringindo cada vez mais estritamente a ele.
• Marcos afirma que “Institui Doze”. “Instituir” é a terminologia do Antigo Testamento para indicar a nomeação de sacerdotes. Além disso, os escolhidos são nomeados um a um, tal como acontecia com os profetas de Israel: O ministério apostólico aparece como uma fusão da missão sacerdotal e da missão profética. Os sucessos anteriores tinham acontecido à beira do mar; agora Jesus sobe ao “monte”, que indica o lugar de sua comunhão com Deus: Um lugar no “alto”.
• A eleição dos discípulos é um sucesso de oração: São “engendrados” na oração, na familiaridade com o Pai. Assim, o chamado dos Doze tem um profundo sentido teológico: Sua escolha nasce do dialogo do Filho com o Pai.
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