segunda-feira, 23 de agosto de 2021

HOMILIA DA Segunda-Feira da 21ª semana do Tempo Comum


I.INTRODUÇÃO

Hoje, consideramos o 2º Mandamento da Lei de Deus: “Não pronunciarás o nome de Deus em vão”. Na verdade, devemos respeitar o nome do Senhor. Jesus reprova aos escribas e fariseus o fato de abusarem do nome de Deus, dado que mediante uma casuística complexa que tinham inventado sabiam encontrar subterfúgios para usar o juramento de modo retorcido (sempre em benefício próprio!).

II. COMENTÁRIO

Deus revelou-nos o seu Santo Nome como um domdevemos guardá-lo na memória, num silêncio de adoração amorosa. Porém, de nenhuma palavra se tem abusado mais do que da palavra “Deus”. 

Um só exemplo: no cinto dos uniformes do exército nazi estava gravada a frase “Deus conosco”. Aparentemente, o nome de Deus era honrado, mas na realidade era gravemente profanado para os seus próprios fins. Essas profanações do seu nome vão desfigurando o rosto de Deus, até o tornar irreconhecível.

Meu Deus, quero adorar-te invocando muitas vezes o teu Nome “três vezes Santo”, e desejo elevar o teu doce nome de Deus-Homem: Jesus!

III. ATUALIZAÇÃO

• Hoje vemos a Jesus irritado como poucas vezes. E é que fariseus e escribas conseguem o impossível: incomodar a Deus e às pessoas! São dos que “não fazem” e, ao mesmo tempo, “não deixam fazer”. 
• “Não fazem” o que eles mesmos dizem que devemos que fazer: dão mal exemplo. 
• E, ao mesmo tempo, “não deixam fazer” porque fazem fazer (se inventam) muitos ritos que Deus não pede… O que é, pois, l que Deus pede? Amor quero e não sacrifícios.

 

Oração

Senhor Jesus, teu Evangelho falou profundamente ao coração da bela Rosa de Lima. Ela, de fato, renunciou aos apelos do mundo, para viver, no silêncio e na oração, os valores do Reino de Deus. Sua vida de caridade e penitência nos motive a corrigir nossos defeitos e intensificar a prática do bem. Amém.




 

Pe. Edivânio José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário