quarta-feira, 28 de julho de 2021

Homília da Quarta-feira do Tempo Comum.


I. Introdução

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

A íntima comunicação com Deus – simbolizada pela luz que resplandece no rosto de Moisés – é tesouro que nos cabe dia a dia buscar. Celebremos com alegria a Eucaristia, que ilumina e impulsiona nossa vida.

II. Comentário

Quanta coisa o discípulo deixa de lado quando abraça o Reino! O eventual sentimento de perda – por ter que abrir mão de coisas às quais se tinha apegado é superado quando descobre o valor infinito do Reino de Deus.

O Reino e Deus não são duas entidades distintas. São uma só e mesma coisa. O Reino é Deus atuando na história humana com o fito de resgatá-la do pecado. É o Criador buscando libertar a criatura humana de tudo quanto a oprime e a mantém escravizada. 

É o Senhor de todas as coisas que recupera o senhorio absoluto sobre cada ser humano e sobre a História, instaurando o regime do perdão e da graça. É o triunfo da misericórdia, da solidariedade, da partilha, da fraternidade, da justiça!

Existem elementos claramente incompatíveis com o Reino. O discípulo desde logo reconhece ser impossível combiná-los com a sua opção, e percebe a importância de deixá-los de lado. Entretanto, existem bens que não são incompatíveis com o Reino. No entanto, em determinado momento, o discípulo descobre tratar-se de bens menores que devem ser substituídos por um bem maior.

III. Atualização
• Os personagens da parábola são um exemplo de esperteza: chegam a uma decisão rápida e inteligente. Assim deve agir o discípulo quando se defronta com o Reino e descobre seu valor infinito: "vender tudo quanto possui" para adquiri-lo.
• Duas comparações aplicadas ao Reino dos céus. Em ambas se destacam uma descoberta muito valiosa (tesouro e pérola) e a venda de todas as posses com vista a comprar o bem maior recém-encontrado. Assim é o Reino dos céus: uma realidade de suma importância. 
• Não basta, porém, tomar conhecimento de sua preciosidade; é necessário largar os bens materiais, a fim de entregar-se totalmente à nova descoberta. Jesus quer nos enriquecer de bens superiores, por isso pede que renunciemos aos bens inferiores.




 

 

Pe. Edivânio José.

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